sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Restaurante


Agora ngm me segura...rs...vou bombar isso daqui com tudo que se trata de Gastronomia.
Para quem não sabe, sou a mais recente estudante da área e uma aprendiz de CHEF.

Para começar vou postar algumas considerações sobre a origem do RESTAURANTE.
____________________________________________________


Se existe uma instituição moderna que de jovem não tem nada, é o restaurante. Não é tão velho como pode parecer tal como o conhecemos, quase nada tem a ver com as estalagens da Antiguidade ou as tabernas medievais. Mas também não nasceu ontem: o perfil do restaurante moderno vem da segunda metade do século 18, portanto, há quase 250 anos.
Eram pequenos estabelecimentos conhecidos como "casas de saúde", onde se vendia um caldo restaurador ("bouillon restaurant") para pessoas fracas ou debilitadas ou que pelo menos se consideravam assim. Nessas casas se vendia, portanto, esse restaurador de forças, o "restaurant", que por extensão terminou virando o próprio nome do estabelecimento (dicionarizado como tal, pela primeira vez, em 1835).

Quem os frequentava eram pessoas de posse, supostamente sensíveis, e às quais era preciso dar uma atenção e um conforto que, nas tabernas, elas não encontrariam. Ali era possível tomar a refeição a qualquer hora consumi-la sozinho em sua mesa ou em salas privativas. A comida tinha também suas particularidades: somente caldos ou pratos leves, em tamanho contraste com os servidos nas casas de refeição.

Um entre muitos "restauradores" (restaurateurs) que se seguiriam, Roze de Chantoiseau viraria um símbolo da nova ordem gastronômica ao ser processado pela corporação dos "traiteurs" por ter servido pés de carneiro com molho, extrapolando, assim, os limites de seus caldos medicinais (somente os "traiteurs" poderiam servir aliás, preparar cozidos). Ele ganhou a causa (alegou que o molho era colocado depois, sobre os pés de carneiro, portanto não era um cozido...) e, com isso, iniciou o caminho para que os restaurantes fossem pouco a pouco ampliando suas ofertas culinárias, ao mesmo tempo em que mantinham suas vantagens de conforto e privacidade sobre a concorrência.

Os restaurantes, foram produto histórico de uma época turbulenta e rica, a da Revolução Francesa, a qual voltando ao prato quente deste artigo pode ter ou não produzido diretamente a disseminação explosiva do restaurante, mas, sem dúvida, abriu uma nova era em que essa instituição, hoje tão moderna quanto antiga, pôde se tornar um acessório indispensável da cultura e do modo de vida da atualidade.

Um comentário:

Aline disse...

Olaaaa

Achei o seu blog no da Liliam e achei muito interessante.
Visite la o meu tbem

Bom Fim de Semana pra vc