terça-feira, 27 de maio de 2008

Nome.


Outro dia estava pensando no significado do meu nome, isso me instigou a pesquisar sobre a importância do nome de uma pessoa.

Abaixo, segue uma sintese do que eu encontrei:



Antigamente, nos tempos Bíblicos o seu nome era mais do que palavras, seu nome era sua identidade, seu nome era o reflexo do seu caráter, era sua substância. O seu nome determinava quem você era.

Na Bíblia, o nome, que também denota reputação ou fama, está sempre associado ao caráter da pessoa: “Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas” (Pv. 22:1). Uma pessoa influente necessariamente tinha um bom nome: “E, saindo os príncipes dos filisteus à campanha, sucedia que Davi se conduzia com mais êxito do que todos os servos de Saul; portanto o seu nome era muito estimado” (1 Sm. 18:30). Em se tratando da associação do nome à personalidade, este fato se aplica com muito mais ênfase ao nome santo de Deus, o qual é a própria descrição de seu caráter.

No antigo Egito, o nome era de importância vital para o indivíduo. Acreditava-se que ele tinha uma espécie de poder mágico capaz de decidir o próprio destino da pessoa. Para os hindus, o nome designa a natureza real de um ser e o conhecimento de uma realidade transcendental. Na China, crê-se que o nome é extremamente essencial para a manutenção da ordem no Universo. Na religião islâmica, o nome, especificamente o Grande Nome (referência a Alah), é concebido como tendo um grande poder transformador. No judaísmo, o nome de Deus (o tetragrama IHVH) é de tal forma reverenciado que nenhum judeu praticante deve pronunciá-lo. Entre os celtas, qualquer nome era grandemente valorizado. Somente o druida (sacerdote) é quem poderia escolher o nome de uma pessoa ou de um lugar. Para os povos indígenas, o nome expressava o caráter e os atributos de seu possuidor.



KEILA: Árabe, significa negra como a noite. Independente e determinada, trabalha ardentemente para conseguir o que deseja. Por isso , sabe dar valor ao que possui e não tolera desperdícios. Tende a ser feliz na maturidade, depois de muitas paixões.


Um comentário:

Anônimo disse...

Estudo interessante! Mas não sei de
devemos nos prender ao significado dos nossos nomes. Hoje em dia isso não quer dizer quase nada, pelo meno pra mim, saca?

Por exemplo Não é porque o significado do meu nome seja derrotado que eu serei um derrotado durante a minha vida. Entendeu?
Creio que somos o que somos e não o que nosso nome diz que somos. rsrs

Meu nome é Rodrigo, que vem do Germanico e significa "Rei da Glória" ou "Famoso pela Glória" (depende da fonte). Eu acho um significado bem legal, porém é preciso lembrar que só Jesus é digno de glória.hehehe